Turismo
Caros ouvintes,
Assinalou-se no passado dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo, um dos principais setores da economia portuguesa que já representa 6% do PIB e 6% das exportações.
O crescimento deste setor traduziu-se, no ano de 2015, num aumento de 9,1% do número de dormidas, perfazendo um total de 53,2 milhões dormidas.
E os proveitos atingiram os 2,4 mil milhões de euros, um crescimento de 13,5%.
Tomar não é exceção. O Turismo não só tem hoje um papel central na base económica do nosso concelho como também tem a capacidade de gerar outras dinâmicas locais, por exemplo no centro histórico ou nas freguesias rurais.
Temos então a responsabilidade de fazer uma reflexão séria e construtiva sobre um dos setores mais importantes para o desenvolvimento socioeconómico do nosso concelho.
O potencial turístico do concelho de Tomar pode ser dividido em dois vetores: a identidade – Tomar é um concelho único, que se distingue pela sua história, o seu vasto património, as suas gentes, a sua localização; e a diversidade – o nosso concelho tem capacidade de se afirmar numa enorme variedade de opções, desde o turismo cultural, ao religioso, desportivo, rural e da natureza.
É, por isso, fundamental que o Município participe ativamente na promoção turística de Tomar, através de iniciativas direcionadas à imprensa, em particular internacional – uma vez que se trata de um mercado que representa a maioria das dormidas –, organizando Press Trips e Fam Trips.
Na melhoria das condições para receber os turistas, como por exemplo a manutenção e limpeza dos espaços públicos, o acompanhamento na visita a monumentos e museus, e a reabilitação da praia fluvial do Agroal e das praias fluviais da Albufeira do Castelo do Bode.
Na realização de eventos atrativos – em boa hora o Município decidiu retomar no próximo ano a realização do Festival das Estátuas Vivas, um evento que atraía dezenas de milhares de pessoas à nossa cidade;
Ou ainda na criação de incentivos ao investimento no setor da hotelaria, da restauração e do comércio tradicional.
Dizia o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na III Cimeira do Turismo Português, da semana passada:
“No turismo espera-se sempre um entendimento entre governo e oposição.
O que gera emprego e promove investimento deve ser aproveitado da melhor forma, sem que exista ideologia política.”
Inspirado nesse pensamento, apresentei na Assembleia Municipal de Tomar, do passado dia 30 de setembro, a Moção “Turismo: Setor Estratégico”, aprovada por unanimidade.
Uma Moção que levou ao reconhecimento do Turismo como um setor estratégico para o nosso concelho e que serviu também como veículo de comunicação à Câmara Municipal da necessidade de promover esforços no sentido de aumentar a notoriedade e reconhecimento do concelho como destino turístico, no mercando interno e externo, bem como criar condições para o crescimento sustentado do setor e desenvolver políticas concertadas com todas as entidades envolvidas.
Tomar tem potencial turístico. Cabe-nos a nós saber aproveitá-lo!
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!