,

Orçamento Participativo Jovem

O paradigma de atuação nos concelhos está a mudar um pouco por todo o Mundo: os cidadãos, as instituições e as empresas são parceiros dos Municípios, coprodutores de bens e serviços.

É neste âmbito que os Municípios devem atuar como promotores da inovação, do desenvolvimento e da investigação. Mais do que promover a participação dos cidadãos, mais do que os auscultar, é fundamental o aparecimento de novas ideias e do apoio ao seu desenvolvimento.

Os jovens, em particular, devem também ter a oportunidade colaborar ativamente na construção de políticas públicas municipais que correspondam às suas necessidades e expectativas específicas.

A juventude tomarense merece a possibilidade de deixar de ser um mero observador das decisões e passar a poder participar no processo de escolha de projetos para o Município.

Os instrumentos tradicionais de auscultação dos jovens sobre as decisões estratégicas a tomar pelos Municípios revelam-se insuficientes, para um concelho que se quer construído por e para as suas gerações mais jovens.

Assim, o grupo municipal do PSD submete à aprovação da Assembleia Municipal de Tomar:

  • A implementação do Orçamento Participativo Jovem no Município e a elaboração do respetivo regulamento e normas de participação.

O Orçamento Participativo Jovem deve ser integrado no atual Orçamento Participativo, através da alocação de 10% do valor total para projetos jovens.

Pretendemos desta forma reforçar a participação dos jovens cidadãos e fomentar uma sociedade civil ativa na definição de prioridades governativas, com vista ao contínuo desenvolvimento do nosso concelho.

Tomar, 29 de setembro de 2015

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *